Em nota, o Secretário Municipal de Educação de Guaratinga, Paulo Galdino Mares, enfatiza o enorme prejuízo causado pela deflagração de greve pela APLB, afinal mais de 5.000 alunos tiveram suas aulas suspensas, atrasando o calendário escolar, além da perda de alimentos perecíveis da merenda.
As reivindicações da categoria, segundo o secretário, não justificam o movimento grevista, pois não foi esgotada a linha de diálogo com o executivo e o pagamento de servidores está rigorosamente em dias.
Todos os pontos citados pela categoria estão sendo atendidos, da melhor forma possível, pelo executivo. Sendo eles:
1 – Eleições diretas para diretores das escolas: A atual gestão sempre esteve disposta a realizar a eleição direta para diretores, prova disso é que a escolha dos atuais diretores foi realizada de forma democrática, através de escolha pelos próprios funcionários da escola. Em reunião entre a APLB e o Prefeito Kenoel Viana, ficou acordado que as eleições seriam feitas de maneira experimental no Instituto educacional de Guaratinga. Ressalta-se entretanto, que para isso é necessário regulamentação da Lei pela Câmara Municipal.
2 – Pagamento de mudança de nível: Em reunião com a APLB Sindicato, no dia 20 de Abril do corrente ano, ficou acordado uma programação de pagamento referente a mudança de nível da primeira graduação, que serão realizados gradualmente, conforme a capacidade orçamentária financeira do município, sendo protocolado ofício entre o sindicato e a secretaria de educação, onde ambas partes concordam.
3 – Décimo terceiro salário de 2013: Ficou acordado que diante das divergências do número de servidores compreendidos na questão realizado novo levantamento para a correta apuração dos valores. Dessa forma, não foi esgotada a linha de diálogo entre o sindicato e o Poder executivo, que sempre se mostrou aberto a dialogicidade.
4 – Décimo terceiro salário de 2014: Ficou acordado com o sindicato que até o final deste ano, serão pagos todos os servidores, de maneira fracionada com a destinação de valores mensais iguais. O acordo vem sendo rigorosamente cumprido.
5 – Concessão de Tempo integral (enquadramento): A prefeitura se comprometeu em realizar um estudo para análise de vagas reais para professores no município. Após o estudo, constatou-se que há um número de excedentes de professores, o que impossibilita a abertura de edital para o acréscimo de carga horária.
6 – Reforma de Unidades escolares: Conforme acordo com a APLB anteriormente, a prefeitura realizou um levantamento das necessidades de cada escola, elencando as prioridades. Sendo assim, foi realizada a reforma do telhado da Escola do povoado Monte Alegre. Cabe ressaltar, que o município possui um número grande de escolas na sede, nos povoados e na zona rural, o que impossibilita a reforma continua de todas, pois é necessário considerar a capacidade orçamentária do município.
7 – Merenda Escolar: Todas as escolas da sede, dos povoados e da zona rural receberão merendas suficiente para todos os alunos de maneira satisfatória. Enfatizamos que o município tem recebido do governo federal um valor bem menor do que a demanda para a compra destinada a merenda, contudo, a administração municipal está complementando o valor para que os alunos não sofram quaisquer prejuízos e recebam diariamente um cardápio equilibrado.
Por: ASCOM/PMG