GUARATINGA – Durante a reunião dos professores, que fez parte da paralisação municipal na educação de Guaratinga, que aconteceu na ultima quinta-feira (20), o Diretor de Organização III, da Coordenação Geral da APLB no estado da Bahia, Noildo Gomes Nascimento explicou aos professores todos os procedimentos sobre os Precatórios do FUNDEF, que disponibilizará R$ 36 milhões ao município de Guaratinga para investimentos de 100% na educação local. Neildo alertou aos sindicalistas para fiscalizar e acompanhar de perto todos os procedimentos dos investimentos com os recursos.
Os valores são fruto de precatórios relativos às divergências entre o repasse feito pela União e o efetivo Valor Médio Anual por Aluno – VMAA, usado como base de cálculo dos recursos da Educação Pública brasileira. Por determinação da Justiça, o Governo Federal está devolvendo aos municípios recursos não repassados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que foi transformado e hoje é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o FUNDEB.
Fotos: Estevão Silva |
![]() |
Noildo esclareceu duvidas e orientou os sindicalistas sobre a fiscalização dos recursos |
Noildo Gomes informou que pelo menos 36 milhões de reais está previsto para serem repassados a educação de Guaratinga, com obrigação de investimento de 100% dos recursos na educação. 40% deste montante serão destinados com a melhoria do setor educacional e 60% deverão ser divididos proporcionalmente entre os professores do ensino fundamental que atuaram sem interrupção do período de 1998 a 2005. Mesmo os profissionais que já faleceram terão os direitos garantidos, através dos seus herdeiros.
Depois de esclarecer as duvidas dos professores, Noildo ainda alertou o Sindicato, sobre os cuidados em que se deve tomar com a fiscalização dos recursos, que não devem ser aplicados com outros fins a não ser com a educação, já que o recurso será transferido pelo Governo Federal, às prefeituras e posteriormente repassados aos professores. De acordo com Noildo, diversos municípios no Brasil, dentre eles na Bahia, já receberam os recursos dos Precatórios do FUNDEF, em alguns casos os prefeitos extrapolaram e gastaram mais que o permitido fora da área educacional, com projetos de fins eleitoreiros, e por conta disso, já existe ações judiciais com pedidos de bloqueio da verba, quem em sua maioria já foram atendidos pela Justiça para garantir os repasses.
![]() |
Precatórios do FUNDEF para Guaratinga é de 36 milhões; 60% é para professores |
“A ideia é afinar o discurso e agir em conjunto para assegurar os direitos dos servidores”. Disse Noildo, ao se referir sobre a fiscalização do Sindicato, que deve garantir a cima tudo, e exclusivamente o direito daqueles que são filiados na APLB.
A verba da Precatória para a Educação de Guaratinga ainda não tem uma data certa para o seu recebimento, mas segundo Noildo, o Governo Federal deverá repassar o montante ao município até o mês de dezembro de 2016.
Estamos de olho.
Por: Estevão Silva – guarananet.com